Texto de Apoio:
Por que é diferente educar no século XXI?
Alguns anos atrás o ensino escolar baseava-se em um conjunto de disciplinas determinadas para cada série, em que os alunos recebiam lições que os ensinavam a passar em provas de caráter avaliativo classificatório.
Atualmente, essa visão de ensino foi reestruturada, e a educação hoje, ainda que tenha seus processos avaliativos, busca um olhar integral para os alunos, propondo que se desenvolvam completamente por meio de habilidades e competências que levarão para toda vida.
A mais recente reestruturação na base escolar do Brasil aconteceu em 2017, com a entrega da atualização da BNCC (Base Curricular Nacional Comum) pelo MEC (Ministério da Educação), que implementa referências obrigatórias para elaboração dos currículos escolares.
Essas referências orientam que o objetivo principal das escolas seja oferecer aos alunos uma educação integral, que possam desenvolver seus aspectos cognitivos, emocionais, sociais, psicológicos e afetivos, sendo eles mesmos os protagonistas do seu processo de aprendizagem.
Outro ponto importante é que as escolas reconheçam as novas maneiras de estudar, aprender e trocar ideias. O espaço precisa ser um lugar onde os alunos tenham acesso à informação, tecnologia e conhecimento, e é preciso aproveitar os estímulos que eles já recebem e do que já sabem para nortear sua formação.
A sociedade do século XXI é caracterizada por suas importantes pautas de diversidade cultural e inclusão. A escola precisa ser um local onde todos os alunos sintam-se valorizados e ouvidos, para desenvolverem empatia, o respeito às diferenças e oportunidade para que todos possam ter acesso à educação com equidade.
Fonte: https://www.escolamais.com/escola-mais-educacao-do-seculo-xxi
A partir da leitura do texto motivador e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O papel da educação na formação da cidadania: desafios do século XXI” , apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Assista aos vídeos para você compreender como fazer uma redação:
Sugestão de desenvolvimento:
1. Introdução: Introduzir a importância da educação como base para a formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática.
2. Desenvolvimento:
– Discutir como a educação pode promover valores como respeito, tolerância e responsabilidade social.
– Abordar os desafios enfrentados pela educação no século XXI, como a desigualdade de acesso, a desinformação e a necessidade de uma educação crítica e reflexiva.
– Exemplificar iniciativas que têm sido bem-sucedidas na promoção da cidadania, como projetos de educação para a paz e programas de voluntariado nas escolas.
3. Conclusão: Reforçar a ideia de que uma educação de qualidade é fundamental para o fortalecimento da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.