Os tempos verbais são formas que os verbos assumem para indicar o momento em que a ação ocorre. Eles podem expressar passado, presente ou futuro e são organizados em três modos principais: indicativo, subjuntivo e imperativo.
🔹 Modos e tempos verbais
🔸 Modo Indicativo (certeza dos fatos)
Usado para indicar ações reais ou fatos concretos.
- Presente → ação que acontece agora.
- Ex.: Eu estudo todos os dias.
- Pretérito Perfeito → ação já concluída no passado.
- Ex.: Ontem eu estudei bastante.
- Pretérito Imperfeito → ação contínua ou habitual no passado.
- Ex.: Quando criança, eu estudava de manhã.
- Pretérito Mais-que-perfeito → ação passada que ocorreu antes de outra também no passado.
- Ex.: Quando cheguei, ele já estudara.
- Futuro do Presente → ação que acontecerá no futuro.
- Ex.: Amanhã eu estudarei para a prova.
- Futuro do Pretérito → ação que poderia acontecer no passado, caso algo tivesse ocorrido.
- Ex.: Se soubesse da prova, estudaria mais.
🔸 Modo Subjuntivo (hipóteses, desejos, incertezas)
Usado para expressar ações duvidosas, prováveis ou hipotéticas.
- Presente → exprime desejo ou possibilidade.
- Ex.: Espero que ele estude mais.
- Pretérito Imperfeito → exprime possibilidade no passado, dependendo de uma condição.
- Ex.: Se ele estudasse, tiraria nota boa.
- Futuro → indica uma hipótese futura.
- Ex.: Quando ele estudar, será aprovado.
🔸 Modo Imperativo (ordens, conselhos, pedidos)
Usado para dar ordens, conselhos ou fazer pedidos.
- Afirmativo → dá uma ordem positiva.
- Ex.: Estude para a prova!
- Negativo → dá uma ordem negativa.
- Ex.: Não estude agora!
🔹 Resumo geral
Tempo Verbal | Uso | Exemplo |
---|---|---|
Presente | Ação atual | Eu estudo. |
Pretérito Perfeito | Ação concluída | Eu estudei. |
Pretérito Imperfeito | Ação habitual no passado | Eu estudava. |
Pretérito Mais-que-perfeito | Ação anterior a outra no passado | Eu estudara. |
Futuro do Presente | Ação que acontecerá | Eu estudarei. |
Futuro do Pretérito | Ação condicional no passado | Eu estudaria. |
Subjuntivo Presente | Desejo ou dúvida | Que ele estude. |
Subjuntivo Pretérito Imperfeito | Hipótese no passado | Se ele estudasse… |
Subjuntivo Futuro | Hipótese no futuro | Quando ele estudar… |
Imperativo Afirmativo | Ordem positiva | Estude! |
Imperativo Negativo | Ordem negativa | Não estude! |
Atividade 1: “O que você faria?”
Leia as frases e complete com o tempo verbal adequado.
- Se eu __________ (ter) mais tempo, eu viajaria mais.
- Quando eu __________ (chegar) à escola, todos já __________ (sair).
- Eu __________ (estudar) para o exame amanhã.
Atividade 2: “O que aconteceu?”
Leia o texto e responda às perguntas, identificando os tempos verbais utilizados.
Texto: “Ontem, quando eu __________ (chegar) em casa, minha mãe __________ (preparar) o jantar. Ela __________ (ficar) muito feliz quando eu __________ (dizer) que havia sido promovida no trabalho.”
Perguntas:
- Quais tempos verbais aparecem no texto?
- O que você acha que vai acontecer amanhã, baseado nos tempos verbais?
Atividade 3: “Projeções para o futuro”
Complete as frases com o futuro do presente ou futuro do pretérito.
- Eu __________ (viajar) para o Japão no próximo ano.
- Se eu __________ (ter) dinheiro, __________ (comprar) um carro novo.
- Até o final do mês, eu __________ (terminar) o projeto.
Atividade 4: “Mudando de tempo”
Reescreva as frases de acordo com a orientação.
- Ela trabalha todos os dias. (Mude para o passado)
- Nós visitaremos o museu amanhã. (Mude para o presente)
- Eu li o livro ontem. (Mude para o futuro)
Atividade 5: “A escolha certa”
Escolha o tempo verbal correto para completar as frases.
- Quando eu __________ (chegar) em casa, meu irmão já __________ (assistir) ao filme.
- a) cheguei, assistiu
- b) chegar, assistia
- c) cheguei, assistia
- Amanhã, eles __________ (viajar) para a praia.
- a) viajaram
- b) viajam
- c) viajarão
Atividade 6: “Quem está falando?”
Leia as frases e determine qual tempo verbal está sendo usado.
- Eu vou ao cinema amanhã. (___)
- Eles tinham terminado o trabalho antes de sair. (___)
- Se eu fosse você, não falaria assim. (___)
Atividade 7: “A história de ontem e hoje”
Complete a história com os tempos verbais apropriados.
“Há alguns dias, João __________ (decidir) estudar mais. Ele __________ (sentir) que não __________ (aproveitar) os estudos no passado. Agora, ele __________ (estudar) todos os dias e __________ (melhorar) muito!”
Gabarito
Atividade 1:
- tivesse
- chegasse, tivessem saído
- estarei estudando
Atividade 2:
- Passado: “cheguei”, “preparava”, “ficou”, “disse”.
- Ele está narrando uma situação no passado, e talvez amanhã as coisas continuem ou mudem, dependendo do contexto.
Atividade 3:
- viajarei
- tivesse, compraria
- terei terminado
Atividade 4:
- Ela trabalhou todos os dias.
- Nós visitamos o museu amanhã.
- Eu vou ler o livro amanhã.
Atividade 5:
- b) chegar, assistia
- c) viajarão
Atividade 6:
- Futuro do presente
- Mais-que-perfeito
- Condicional
Atividade 7:
- decidiu
- sentia
- aproveitava
- estuda
- tem melhorado
Essas atividades podem ser usadas para praticar a identificação e a conjugação dos tempos verbais em diferentes contextos.