1. Dados Gerais
- Tema: O Verbo
- Público-alvo: Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano) ou Ensino Médio
- Duração: 50 minutos
- Disciplina: Língua Portuguesa
2. Objetivos
- Identificar e compreender o uso dos verbos em diferentes contextos.
- Reconhecer os tempos e modos verbais.
- Aplicar corretamente os verbos na comunicação oral e escrita.
3. Desenvolvimento da Aula
Aquecimento (10 minutos)
- Pergunta inicial: O que seria da nossa comunicação sem os verbos?
- Apresentação de frases sem verbos para que os alunos percebam a importância dessa classe gramatical.
- Exemplo: Eu _____ muito sobre o assunto. (O que falta para a frase fazer sentido?)
- Explicação breve sobre o conceito de verbo e sua função na oração.
Texto para Análise
📖 Leia o texto abaixo com atenção:
“A cada manhã, João acorda cedo, toma café e sai para o trabalho. No caminho, ele observa o movimento da cidade e percebe como as pessoas vivem apressadas. Durante o dia, ele resolve problemas, conversa com clientes e faz anotações importantes. No final da tarde, João volta para casa e descansa. Ele sabe que no dia seguinte tudo se repetirá, mas, mesmo assim, sempre encontra motivação para seguir em frente.”
4. Atividades de Múltipla Escolha
Questão 1
No trecho “João acorda cedo, toma café e sai para o trabalho.”, os verbos estão no:
a) Pretérito perfeito
b) Pretérito imperfeito
c) Presente do indicativo
d) Futuro do presente
Questão 2
O verbo “observa” no texto indica:
a) Um fato passado
b) Uma ação futura
c) Um hábito ou rotina
d) Um desejo
Questão 3
Se a frase “João volta para casa e descansa.” fosse reescrita no futuro, qual seria a forma correta?
a) João voltará para casa e descansará.
b) João voltava para casa e descansava.
c) João voltou para casa e descansou.
d) João voltasse para casa e descansasse.
Questão 4
O verbo “sabe” no trecho “Ele sabe que no dia seguinte tudo se repetirá…” está no:
a) Indicativo
b) Subjuntivo
c) Imperativo
d) Infinitivo
Questão 5
Se transformarmos “João acorda cedo.” em uma ordem, o verbo ficaria no modo:
a) Indicativo
b) Subjuntivo
c) Imperativo
d) Gerúndio
5. Fechamento e Reflexão (5 minutos)
- Revisão dos principais conceitos da aula.
- Reflexão: Como os verbos organizam nossas falas e escritas?
- Solicitação de uma frase espontânea dos alunos usando um verbo no tempo e modo correto.
6. Gabarito
✅ Questão 1: c) Presente do indicativo
✅ Questão 2: c) Um hábito ou rotina
✅ Questão 3: a) João voltará para casa e descansará.
✅ Questão 4: a) Indicativo
✅ Questão 5: c) Imperativo