1. Dados Gerais
- Tema: O Verbo
- Público-alvo: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
- Duração: 50 minutos
- Disciplina: Língua Portuguesa
2. Objetivos
- Compreender o conceito de verbo e sua função na oração.
- Identificar os diferentes modos e tempos verbais.
- Aplicar os verbos corretamente em diferentes contextos comunicativos.
3. Desenvolvimento
Aquecimento (10 minutos)
- Perguntar aos alunos: O que é um verbo?
- Apresentar frases no quadro e pedir que identifiquem as palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
- Explicar que o verbo é a classe de palavras que indica ação (correr, estudar), estado (ser, estar) ou fenômeno da natureza (chover, ventar).
Exposição Teórica (15 minutos)
- Conceito de verbo:
- Classe gramatical que expressa ações, estados ou fenômenos.
- Tempos Verbais:
- Presente (Exemplo: Eu estudo agora.)
- Passado (Exemplo: Ontem estudei muito.)
- Futuro (Exemplo: Amanhã estudarei mais.)
- Modos Verbais:
- Indicativo (fato real) – Maria canta bem.
- Subjuntivo (hipótese/desejo) – Se eu cantasse, seria famosa.
- Imperativo (ordem/conselho) – Cante mais alto!
Atividades Práticas (20 minutos)
- Jogo da Transformação:
- Escrever frases no presente e pedir para os alunos transformarem para o passado e o futuro.
- Complete a Frase:
- Dar frases incompletas para que os alunos preencham com verbos no modo e tempo corretos.
- Caça-verbo:
- Distribuir um pequeno texto e pedir que os alunos sublinhem os verbos, identificando o tempo e o modo verbal.
Fechamento e Reflexão (5 minutos)
- Revisar os principais conceitos vistos na aula.
- Perguntar aos alunos: Por que os verbos são essenciais na comunicação?
- Solicitar que cada aluno crie uma frase com um verbo diferente e compartilhe com a turma.
4. Recursos Didáticos
- Quadro e marcador/giz
- Cartões com frases incompletas
- Textos curtos para análise
5. Avaliação
- Participação nas atividades orais e escritas.
- Correção das frases e transformações verbais.
- Reflexão sobre o uso correto dos tempos e modos verbais.