1. O principal objetivo de um texto argumentativo é:
a) Contar uma história envolvente com personagens fictícios.
b) Expor uma ideia de maneira neutra, sem influência o leitor.
c) Defender um ponto de vista sobre um tema com base em argumentos.
d) Explicar um conceito científico sem apresentar opiniões pessoais.
2. Qual das características abaixo é essencial para um texto argumentativo?
a) Uso predominante da descrição e ausência de opinião do autor.
b) Defesa de um ponto de vista com base em argumentos e provas.
c) Narração de eventos fictícios para envolver o leitor emocionalmente.
d) Exposição de informações de forma neutra, sem intenção de persuadir.
3. Em relação à estrutura de um texto argumentativo, qual das alternativas é correta?
a) Deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo a introdução obrigatoriamente iniciada com uma pergunta retórica.
b) O desenvolvimento apresenta apenas argumentos baseados em opiniões pessoais, sem necessidade de fundamentação.
c) A concluir, reforçar o ponto de vista defendido e pode sugerir soluções ou desdobramentos.
d) A introdução e a conclusão podem ser omitidas se uma argumentação for suficientemente extensa.
4. Qual das opções abaixo apresenta um elemento essencial para a construção de um bom argumento?
a) A repetição excessiva da tese ao longo do texto.
b) O uso de dados, exemplos e informações confiáveis.
c) A utilização de frases emotivas sem embasamento lógico.
d) A missão de informações adequadas à opinião do autor.
5. Qual é a diferença entre um texto dissertativo-expositivo e um texto dissertativo-argumentativo?
a) O dissertativo-expositivo informa sobre um tema sem tomar partido, enquanto o dissertativo-argumentativo defende um ponto de vista.
b) O dissertativo-argumentativo apresenta apenas fatos concretos, enquanto o dissertativo-expositivo contém opiniões do autor.
c) O dissertativo-expositivo usa linguagem subjetiva, enquanto o dissertativo-argumentativo utiliza figuras de linguagem para persuadir.
d) Não há diferença significativa entre os dois tipos de texto, pois ambos expõem informações de forma neutra.
6. No texto argumentativo, a conclusão tem a função de:
a) Apresentar novas informações e dados inéditos.
b) Reforçar a tese defendida e sintetizar os argumentos apresentados.
c) Introduzir uma nova perspectiva bastante à defendida.
d) Fazer um resumo detalhado de cada parágrafo do desenvolvimento.
7. Qual das alternativas apresenta um exemplo de argumento de autoridade?
a) “Segundo um estudo publicado pela Universidade de Harvard, 80% das pessoas preferem produtos sustentáveis.”
b) “Eu acredito que a tecnologia é essencial para a educação, pois sempre uso computadores para estudar.”
c) “Muitas pessoas dizem que o exercício físico melhora a saúde.”
d) “Se não tomarmos cuidado, o mundo pode entrar em colapso por causa da poluição.”
8. Sobre os tipos de argumento em um texto argumentativo, qual alternativa apresenta um erro conceitual?
a) O argumento de autoridade utiliza fontes reconhecidas e especialistas para revisar a tese.
b) O argumento por exemplificação utiliza situações concretas e fatos para ilustrar uma ideia.
c) O argumento emocional é baseado exclusivamente em sentimentos, sem necessidade de fatos ou lógica.
d) O argumento lógico utiliza raciocínio coerente e encadeado para explicação da posição defendida.
9. No desenvolvimento de um texto argumentativo, o autor deve:
a) Defenda sua opinião sem necessidade de comprovação.
b) Apresentar argumentos embasados em fatos e dados relevantes.
c) Utilizar somente frases de efeito para convencer o leitor.
d) Evitar qualquer referência a pesquisas ou estudos para manter a imparcialidade.
10. Em um texto argumentativo, a contra-argumentação tem a função de:
a) Reforçar os argumentos apresentados sem considerar pontos de vista contrários.
b) Expor possíveis objeções à tese defendida e apresentar refutações para fortalecê-la.
c) Ignorar pontos de vista divergentes para não enfraquecer a argumentação.
d) Introduzir novos temas não relacionados para ampliar o debate.
Gabarito
- c
- b
- c
- b
- a
- b
- a
- c
- b
- b
Assista ao vídeo abaixo e entenda como redigir um texto Dissertativo-Argumentativo: