Início Planos de Aula Plano de Aula sobre Verbo #2

Plano de Aula sobre Verbo #2

13
0

1. Dados Gerais

  • Tema: O Verbo
  • Público-alvo: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
  • Duração: 50 minutos
  • Disciplina: Língua Portuguesa

2. Objetivos

  • Compreender o conceito de verbo e sua função na oração.
  • Identificar os diferentes modos e tempos verbais.
  • Aplicar os verbos corretamente em diferentes contextos comunicativos.

3. Desenvolvimento

Aquecimento (10 minutos)

  1. Perguntar aos alunos: O que é um verbo?
  2. Apresentar frases no quadro e pedir que identifiquem as palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
  3. Explicar que o verbo é a classe de palavras que indica ação (correr, estudar), estado (ser, estar) ou fenômeno da natureza (chover, ventar).

Exposição Teórica (15 minutos)

  1. Conceito de verbo:
    • Classe gramatical que expressa ações, estados ou fenômenos.
  2. Tempos Verbais:
    • Presente (Exemplo: Eu estudo agora.)
    • Passado (Exemplo: Ontem estudei muito.)
    • Futuro (Exemplo: Amanhã estudarei mais.)
  3. Modos Verbais:
    • Indicativo (fato real) – Maria canta bem.
    • Subjuntivo (hipótese/desejo) – Se eu cantasse, seria famosa.
    • Imperativo (ordem/conselho) – Cante mais alto!

Atividades Práticas (20 minutos)

  1. Jogo da Transformação:
    • Escrever frases no presente e pedir para os alunos transformarem para o passado e o futuro.
  2. Complete a Frase:
    • Dar frases incompletas para que os alunos preencham com verbos no modo e tempo corretos.
  3. Caça-verbo:
    • Distribuir um pequeno texto e pedir que os alunos sublinhem os verbos, identificando o tempo e o modo verbal.

Fechamento e Reflexão (5 minutos)

  1. Revisar os principais conceitos vistos na aula.
  2. Perguntar aos alunos: Por que os verbos são essenciais na comunicação?
  3. Solicitar que cada aluno crie uma frase com um verbo diferente e compartilhe com a turma.

4. Recursos Didáticos

  • Quadro e marcador/giz
  • Cartões com frases incompletas
  • Textos curtos para análise

5. Avaliação

  • Participação nas atividades orais e escritas.
  • Correção das frases e transformações verbais.
  • Reflexão sobre o uso correto dos tempos e modos verbais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui